Fundo Abel Gomes Pólvora

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Fundo Abel Gomes Pólvora

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/CMS/FAGP

Tipo de título

Atribuído

Título

Fundo Abel Gomes Pólvora

Datas de produção

1916  a  2009 

Suporte

Papel

Entidade detentora

Câmara Municipal de Sesimbra

Produtor

Registo Código Tipo de relação Datas da relação
Registo de autoridadeAbel Gomes Pólvora AGP Produtor

História administrativa/biográfica/familiar

O Eng.º Abel Gomes Pólvora nasceu a 29 de agosto de 1884, em Santana e teve grande importância para a vila de Sesimbra pelas suas ações na presidência da Câmara Municipal, na Misericórdia e na Corporação de Bombeiros. Foi Presidente da Câmara Municipal de Sesimbra entre 1921 e 1926. Fundou o Corpo de Bombeiros Voluntários de Sesimbra, em 1927 sendo o 1º Comandante dos Bombeiros Voluntários de Sesimbra. Eleito provedor da Misericórdia de Sesimbra em 1917/1920, introduziu importantes melhoramentos nas instalações do hospital e em 1920 é-lhe prestada homenagem pública (Diário do Governo, II Série, 15 de Janeiro de 1920, p. 219). Em 25 de julho de 1926 fundou o jornal O Cezimbrense, do qual foi diretor e proprietário.Foi ainda um importante publicista. Assim, veio a participar no IV Congresso Nacional de Bombeiros, que teve lugar em Tomar no ano de 1934 e onde apresentou uma comunicação sobre a “Organização de Postos contra Incêndios Rurais. No VI Congresso Nacional de Bombeiros, em Portalegre, 1938, apresentou a tese “As Corporações de Bombeiros e os Serviços de Socorro a Náufragos. Publicou ainda uma série de obras: “O eucalipto” (1914), “Laranjeiras e limoeiros” (1915), “A cultura da batata” (1917), “A identificação dos Animais” (1938), “O Eucalypto e a sua acção medicinal” (1935) e “Campos em chamas” (1938) . Teve ainda a oportunidade de colaborar em publicações como o Diário de Notícias, Diário de Lisboa, Zoófilo, no Boletim da Liga dos Bombeiros Portugueses (onde foi diretor do boletim).Devido a todo o seu trabalho foi agraciado com várias medalhas: a medalha de ouro da Académie du Dévoument National de Paris, a medalha de ouro da Associação protectora dos animais, a medalha de prata dos Socorros a Náufragos e várias medalhas da Cruz vermelha, entre outras. Faleceu em Lisboa a 14 de fevereiro de 1966.

História custodial e arquivística

O espólio documental está acondicionado em 1 caixa desacidificada, com a mais variada documentação, 24 fotografias, 1 negativo de vidro, 5 galhardetes, publicações periódicas, 1 livro, apontamentos, braçadeira com emblema dos Bombeiros Voluntários de Sesimbra, devidamente higienizada e organizada.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

O espólio de Abel Gomes Pólvora foi cedido ao Arquivo Municipal de Sesimbra, pela filha Maria Eugénia Monteiro Caldeira Alvim Pólvora Braz, no ano de 2010.

Sistema de organização

O sistema de organização foi a ordenação cronológica e temática dos documentos ao nível das séries e subséries documentais.

Condições de acesso

Encontram-se definidas no regulamento do AMS que prevê algumas restrições tendo em conta o estado de conservação dos documentos. Os pedidos serão analisados caso a caso, de acordo com as normas que regulam os direitos de propriedade do Município de Sesimbra e a legislação sobre direitos de autor e direitos conexos.

Condições de reprodução

Encontram-se definidas no regulamento do AMS que prevê algumas restrições tendo em conta o estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução dos documentos. Os pedidos serão analisados caso a caso, de acordo com as normas que regulam os direitos de propriedade do Município de Sesimbra e a legislação sobre direitos de autor e direitos conexos.

Idioma e escrita

Português

Instrumentos de pesquisa

ARQUIVO MUNICIPAL DE SESIMBRA - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Sesimbra, 2023. Disponível no Sítio Web. Em atualização. Inventário.Guia do Arquivo Municipal de Sesimbra.

Notas de publicação

Referência bibliográficaFonte de informação: Dissertação de mestrado: “As Elites e as Classes Populares em Sesimbra”, 1890-1926, II Volume de Belarmina Maria Sousa Vieira, janeiro de 2002.
Referência bibliográficaFonte de informação: Jornal “O Sesimbrense”, 15 de julho de 2007, pág. 6 e 7.