Índices

Nesta página pode navegar através dos índices e consultar a informação que foi indexada a partir destes. Esta é uma forma alternativa de navegar no acervo recorrendo a vocabulários controlados que direcionam o utilizador até a documentação pretendida.

Índice de Assuntos
Este tesauro serve para indexar de forma controlada os documentos do arquivo por assunto. A determinação do assunto do documento ocorre por meio da análise conceptual do documento, realizada pela leitura documental. O arquivista é tido como um leitor, enquanto indexador, porque ele faz uma leitura técnica antes de indexar um documento.
Índice de Topônimos
Topônimo nome ou expressão usado para nomear um lugar, ou seja, um acidente geográfico (seja ele físico - Rios, serras, etc -, seja ele humano - cidades, bairros, ruas, praças, etc) Deste modo, o topônimo (ou signo toponímico) também é um nome próprio.
Thesaurus multidisciplinar da União Europeia (Eurovoc)
O Eurovoc é um tesauro multilingue e multidisciplinar que integra a terminologia dos domínios de atividade da União Europeia, colocando a tónica na atividade do Parlamento. O EuroVoc é gerido pelo Serviço das Publicações da Comissão Europeia, que passou a aplicar uma gestão de tesauros baseada em ontologias e tecnologias da Web semântica de acordo com as recomendações do consórcio World Wide Web (W3C) e com as últimas tendências em matéria de normas aplicáveis aos tesauros. O tesauro EuroVoc é utilizado, entre outras entidades, pelo Parlamento Europeu, pelo Serviço das Publicações, pelos parlamentos nacionais e regionais da Europa e pelas administrações nacionais, bem como por particulares dos países da União Europeia e de países terceiros. Este tesauro é utilizado para indexar o assunto de um determinado documento. © União Europeia, 2015, http://eurovoc.europa.eu/
Unidades Territoriais de Portugal (UTP)
Este vocabulário é baseado nas conhecidas Nomenclaturas de Unidades Territoriais para fins Estatísticos (NUTS) que designam as sub-regiões estatísticas em que se divide o território dos países da União Europeia, incluindo o território português. Criadas pelo Eurostat no âmbito da UE, as NUTS pretendem uniformizar as estatísticas regionais europeias e são empregues, entre outras coisas, na distribuição regional de fundos comunitários. Este novo vocabulário elimina alguns dos níveis incluídos nas unidades territoriais publicadas pela Eurostat, incluíndo apenas as seguintes divisões territoriais: Continente, Distrito, Concelho e Freguesia. Este vocabulário é utilizado para controlar o campo de descrição "localidade".