Fundo Juntas de Freguesia - Paróquias do Castelo e Santiago
Informação não tratada arquivisticamente.
Nível de descrição
Fundo
Código de referência
PT/CMS/FJFCS
Tipo de título
Atribuído
Título
Fundo Juntas de Freguesia - Paróquias do Castelo e Santiago
Datas de produção
1889
a
1974
Dimensão
5,2 ml, constituído por 31 livros e 5 caixas.
Suporte
Papel
Extensões
31 Livros
5 Caixas
Entidade detentora
Câmara Municipal de Sesimbra
História administrativa/biográfica/familiar
A Freguesia é a menor divisão administrativa em Portugal. Inicialmente tratava-se de uma povoação do ponto de vista eclesiástico, no qual a Igreja Paroquial desempenhava um importante papel de centralização e organização de poder civil e religioso. O termo Paróquia é a antiga designação de Freguesia.A sua instituição data de 1830 , tendo sido decretado que em cada Paróquia passa a integrar uma Junta nomeada pelos vizinhos da Parochia, encarregue de promover e administrar os negócios de interesse local.Atualmente as Freguesias são uma das Autarquias Locais representativas do poder local, a par das Câmaras Municipais, sendo pessoas coletivas territoriais dotadas de órgãos representativos, que visam a prossecução de interesses próprios das populações respetivas.
História custodial e arquivística
Este Fundo é constituído por documentação proveniente da Paróquia/Junta de Freguesia do Castelo e de Santiago. O Princípio da Proveniência e o Princípio do Respeito pela Ordem Original, considerados distintos e simultaneamente complementares, pautam a organização enquanto operação arquivística que se reflete na apresentação do Fundo.Este fundo foi organizado tendo em conta a documentação existente e as suas tipologias documentais. Este fundo documental é composto por dois subfundos: Comissão paroquial de assistência da freguesia de São Tiago e Comissão concelhia de administração dos bens culturais.
Âmbito e conteúdo
O acervo documental é composto por 2 subfundos, o da Comissão paroquial de assistência da freguesia de São Tiago e o da Comissão concelhia de administração dos bens culturais. É ainda composto por 3 secções: Constituição e Regulamentação; Serviços Administrativos; Impostos e 3 subsecções: Expediente; Contabilidade e Livro de contas do tesoureiro