Fundo Juntas de Freguesia - Paróquias do Castelo e Santiago

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Fundo Juntas de Freguesia - Paróquias do Castelo e Santiago

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/CMS/FJFCS

Tipo de título

Atribuído

Título

Fundo Juntas de Freguesia - Paróquias do Castelo e Santiago

Datas de produção

1889  a  1974 

Dimensão

5,2 ml, constituído por 31 livros e 5 caixas.

Suporte

Papel

Extensões

31 Livros
5 Caixas

Entidade detentora

Câmara Municipal de Sesimbra

Produtor

Registo Código Tipo de relação Datas da relação
Registo de autoridadeJuntas de Freguesia - Paroquias do Castelo e Santiago JFCS Produtor

História administrativa/biográfica/familiar

A Freguesia é a menor divisão administrativa em Portugal. Inicialmente tratava-se de uma povoação do ponto de vista eclesiástico, no qual a Igreja Paroquial desempenhava um importante papel de centralização e organização de poder civil e religioso. O termo Paróquia é a antiga designação de Freguesia.A sua instituição data de 1830 , tendo sido decretado que em cada Paróquia passa a integrar uma Junta nomeada pelos vizinhos da Parochia, encarregue de promover e administrar os negócios de interesse local.Atualmente as Freguesias são uma das Autarquias Locais representativas do poder local, a par das Câmaras Municipais, sendo pessoas coletivas territoriais dotadas de órgãos representativos, que visam a prossecução de interesses próprios das populações respetivas.

Localidade

História custodial e arquivística

Este Fundo é constituído por documentação proveniente da Paróquia/Junta de Freguesia do Castelo e de Santiago. O Princípio da Proveniência e o Princípio do Respeito pela Ordem Original, considerados distintos e simultaneamente complementares, pautam a organização enquanto operação arquivística que se reflete na apresentação do Fundo.Este fundo foi organizado tendo em conta a documentação existente e as suas tipologias documentais. Este fundo documental é composto por dois subfundos: Comissão paroquial de assistência da freguesia de São Tiago e Comissão concelhia de administração dos bens culturais.

Âmbito e conteúdo

O acervo documental é composto por 2 subfundos, o da Comissão paroquial de assistência da freguesia de São Tiago e o da Comissão concelhia de administração dos bens culturais. É ainda composto por 3 secções: Constituição e Regulamentação; Serviços Administrativos; Impostos e 3 subsecções: Expediente; Contabilidade e Livro de contas do tesoureiro