Fundo Júlia Correia Pinto
Nível de descrição
Fundo
Código de referência
PT/CMS/FJCP
Tipo de título
Atribuído
Título
Fundo Júlia Correia Pinto
Datas de produção
1938
a
2018
Dimensão
Este fundo ocupa 3 metros lineares no depósito. Formado por 3 caixas próprias para conservar tipologias fotográficas.
Suporte
Papel
Extensões
93 Provas Fotográficas
4 Postais Fotográficos
4 Cartões
1 Boletim
1 Folha
2 Recortes de Jornais
Entidade detentora
Câmara Municipal de Sesimbra
História administrativa/biográfica/familiar
Júlia Correia Pinto nasceu a 11 de Novembro de 1933, na freguesia de Santiago, concelho de Sesimbra. Foi a segunda mulher com cédula de pescadora na vila e ajudou a gerir o negócio do seu pai. Júlia Correia Pinto pertence "aos Ratinhos”, conhecida família de pescadores locais. A sua barca, “Deus é Nosso”, dedicava-se à captura de vários tipos de peixe (robalo, peixe-espada, xaputa, corvina, espadarte, entre outros). Aos 12 anos deixou a escola por opção, já a saber ler, para se dedicar à pesca e ajudar na família. Desempenhava funções específicas em terra (como “cortar anzol”) e geriu a vertente de tesouraria do negócio. Com cerca de 40 anos de idade, por insistência da primeira mulher pescadora (Piedade "do Damião"), dirigiu-se à capitania para tirar a sua cédula. Sem precisar de realizar provas obteve-a.
Funções, ocupações e atividades
Pescadora
História custodial e arquivística
Incorporação no Arquivo Municipal de Sesimbra em 12 de agosto de 2021. Foi assinado um auto de doação entre a autarquia e pela sua representante legal, Maria do Carmo Ribeiro.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
O conjunto de documentos que compõem o fundo Júlia Correia Pinto foi doado pela sua representante legal, Maria do Carmo Ribeiro, em 12 de agosto de 2021.
Âmbito e conteúdo
As provas fotográficas e os documentos avulsos reunidos neste fundo estão organizados em duas séries. A colecção fotográfica está organizada em seis séries (Santos Populares, Nosso Sr. Jesus das Chagas, Carnaval, Pesca, Retratos e fotografias de grupo e Vistas). Este fundo fotográfico, composto por 97 documentos, ocupa 0,5 metros lineares em depósito e está acondicionado em duas caixas desacidificadas e numa capilha de quatro abas. Os documentos documentos pessoais avulsos estão acondicionados em capilha de quatro abas. O período temporal a que se refere o fundo situa-se entre 1938 e 1981.
Sistema de organização
O sistema de organização consistiu na ordenação cronológica e temática dos documentos ao nível das séries e subséries documentais.
Condições de acesso
Encontram-se definidas no regulamento do AMS que prevê algumas restrições tendo em conta o estado de conservação dos documentos. Os pedidos serão analisados caso a caso, de acordo com as normas que regulam os direitos de propriedade do Município de Sesimbra e a legislação sobre direitos de autor e direitos conexos.
Condições de reprodução
Encontram-se definidas no regulamento do AMS que prevê algumas restrições tendo em conta o estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução dos documentos. Os pedidos serão analisados caso a caso, de acordo com as normas que regulam os direitos de propriedade do Município de Sesimbra e a legislação sobre direitos de autor e direitos conexos.
Idioma e escrita
Português
Instrumentos de pesquisa
ARQUIVO MUNICIPAL DE SESIMBRA - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Sesimbra, 2023. Disponível no Sítio Web.Inventário.Guia do Arquivo Municipal de Sesimbra.
Existência e localização de originais
Depósito do Arquivo Municipal de Sesimbra.
Relações com registos de autoridade