Plano de classificação

Fundo Família Lopes

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Fundo Família Lopes

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/CMS/FFL

Tipo de título

Atribuído

Título

Fundo Família Lopes

Datas de produção

1859  a  1992 

Suporte

Papel

Extensões

78 Livros
246 Peças
285 Provas Fotográficas
93 Recortes de Jornais
89 Outros

Entidade detentora

Câmara Municipal de Sesimbra

Funções, ocupações e atividades

Farmacêuticos; Presidentes, Vereadores e Tesoureiros da Câmara Municipal de Sesimbra; 2º Comandante dos Bombeiros Voluntários de Sesimbra; Congressistas;

História custodial e arquivística

A documentação chegou ao arquivo por meio de vários membros da família Lopes, nomeadamente, pela Dra. Inês Lopes, filha do Eng.º Carlos Manuel Gouveia Lopes, da Dra. Margarida Lopes, filha da Dra. Alzira Lopes e da Sra. Madalena Lopes, filha do Dr. Vergílio Lopes.O protocolo foi assinado pelo representante da família Lopes, o Eng.º Carlos Manuel Gouveia Lopes, a 16 de junho de 2014.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Este fundo foi confiado ao Arquivo Municipal de Sesimbra em 2008 a título de empréstimo em regime de transferência de suporte.

Âmbito e conteúdo

Documentação pessoal, da Associação de Socorros Mútuos Montepio Artístico Cezimbrensedos, dos Bombeiros Voluntários, do Clube Naval de Sesimbra, do Clube Sesimbrense, da farmácia Lopes. Livros de receita e despesa da farmácia Lopes, copiadores de prescrições médicas. Provas fotográficas de família e eventos culturais. Coleção de postais sobre Sesimbra. Publicações periódicas e recortes de jornais sobre Sesimbra e as suas gentes. Estatutos da liga de amigos do Castelo. Informação histórica sobre o Convento da Arrábida. Prospetos de festas e convites. Correspondência recebida/expedida.

Sistema de organização

Este fundo foi tratado arquivisticamente tendo em conta o princípio da proveniência (segundo o qual devemos respeitar a autonomia de cada núcleo, não misturando os seus documentos com os de outro) e o princípio do respeito pela ordem original (os arquivos de uma mesma proveniência devem conservar a organização estabelecida a fim de se preservar as relações entre os documentos como testemunho do funcionamento da entidade produtora).Este fundo foi estruturado e organizado em caixas desacidificadas. Foi alvo de higienização e digitalização por uma empresa especializada e algumas peças foram alvo de intervenções de conservação e restauro.Os documentos foram ordenados cronologicamente.

Condições de acesso

Encontram-se definidas no regulamento do AMS que prevê algumas restrições tendo em conta o estado de conservação dos documentos. Os pedidos serão analisados caso a caso, de acordo com as normas que regulam os direitos de propriedade do Município de Sesimbra e a legislação sobre direitos de autor e direitos conexos.

Condições de reprodução

Encontram-se definidas no regulamento do AMS que prevê algumas restrições tendo em conta o estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução dos documentos. Os pedidos serão analisados caso a caso, de acordo com as normas que regulam os direitos de propriedade do Município de Sesimbra e a legislação sobre direitos de autor e direitos conexos.

Idioma e escrita

Português

Instrumentos de pesquisa

ARQUIVO MUNICIPAL DE SESIMBRA - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Sesimbra, 2023. Disponível no Sítio Web.Inventário.Guia do Arquivo Municipal de Sesimbra.