Pergaminho Iluminado
Nível de descrição
Documento composto
Código de referência
PT/CMS/FCMS/A/03/cx.01
Tipo de título
Atribuído
Título
Pergaminho Iluminado
Datas de produção
1605
a
1605
Dimensão
31,2 x 21,2 cm; Pertenceu a um códice e tem a seguinte foliação: fl.136r/136v e fl.137r/137v.
Suporte
Pergaminho
História administrativa/biográfica/familiar
Pergaminho iluminado, datado de 1605, com as armas da família Martins de Deus, de origem asturiana (Martinez de Dios) que se estabeleceu em Sesimbra ainda antes do domínio filipino, tendo um dos seus descendentes, António Martins de Deus, ocupado o cargo de capitão-mor no castelo desta vila. Adquirido diretamente à empresa (Pedro de Azevedo, Lda.) pela autarquia de Sesimbra, em Março de 1989. O documento foi descrito e identificado num artigo do historiador Afonso de Dornellas, publicado no seu Elucidario Nobiliarchico, de formato in-4º grande, constando de 11 páginas impressas em bom papel revestido de encadernação singela em tela vermelha, foi encontrado dentro de uma bolsa, no interior da pasta posterior da referida encadernação.
História custodial e arquivística
Foi adquirido através de uma compra ao Sr. Pedro de Azevedo Lda., junto com um livro encadernado com texto e imagens alusivas ao mesmo.
Âmbito e conteúdo
Pergaminho Iluminado
Tipologia documental
Pergaminho Iluminado
Selos
Selo de papel em formato de estrela
Condições de reprodução
Encontram-se definidas no regulamento do AMS que prevê algumas restrições tendo em conta o estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução dos documentos. Os pedidos serão analisados caso a caso, de acordo com as normas que regulam os direitos de propriedade do Município de Sesimbra e a legislação sobre direitos de autor e direitos conexos.
Idioma e escrita
Português
Existência e localização de originais
Depósito do Arquivo Municipal