Fundo Júlia Correia Pinto

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Representação digital

Fundo Júlia Correia Pinto

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Fundo Júlia Correia Pinto

Detalhes do registo

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/CMS/FJCP

Tipo de título

Atribuído

Título

Fundo Júlia Correia Pinto

Datas de produção

1938  a  2018 

Dimensão

Este fundo ocupa 3 metros lineares no depósito. Formado por 3 caixas próprias para conservar tipologias fotográficas.

Suporte

Papel

Extensões

93 Provas Fotográficas
4 Postais Fotográficos
4 Cartões
1 Boletim
1 Folha
2 Recortes de Jornais

Entidade detentora

Câmara Municipal de Sesimbra

Produtor

Registo Código Tipo de relação Datas da relação
Registo de autoridadePinto, Júlia Correia JCP Produtor

História administrativa/biográfica/familiar

Júlia Correia Pinto nasceu a 11 de Novembro de 1933, na freguesia de Santiago, concelho de Sesimbra. Foi a segunda mulher com cédula de pescadora na vila e ajudou a gerir o negócio do seu pai. Júlia Correia Pinto pertence "aos Ratinhos”, conhecida família de pescadores locais. A sua barca, “Deus é Nosso”, dedicava-se à captura de vários tipos de peixe (robalo, peixe-espada, xaputa, corvina, espadarte, entre outros). Aos 12 anos deixou a escola por opção, já a saber ler, para se dedicar à pesca e ajudar na família. Desempenhava funções específicas em terra (como “cortar anzol”) e geriu a vertente de tesouraria do negócio. Com cerca de 40 anos de idade, por insistência da primeira mulher pescadora (Piedade "do Damião"), dirigiu-se à capitania para tirar a sua cédula. Sem precisar de realizar provas obteve-a.

Localidade

Funções, ocupações e atividades

Pescadora

História custodial e arquivística

Incorporação no Arquivo Municipal de Sesimbra em 12 de agosto de 2021. Foi assinado um auto de doação entre a autarquia e pela sua representante legal, Maria do Carmo Ribeiro.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

O conjunto de documentos que compõem o fundo Júlia Correia Pinto foi doado pela sua representante legal, Maria do Carmo Ribeiro, em 12 de agosto de 2021.

Âmbito e conteúdo

As provas fotográficas e os documentos avulsos reunidos neste fundo estão organizados em duas séries. A colecção fotográfica está organizada em seis séries (Santos Populares, Nosso Sr. Jesus das Chagas, Carnaval, Pesca, Retratos e fotografias de grupo e Vistas). Este fundo fotográfico, composto por 97 documentos, ocupa 0,5 metros lineares em depósito e está acondicionado em duas caixas desacidificadas e numa capilha de quatro abas. Os documentos documentos pessoais avulsos estão acondicionados em capilha de quatro abas. O período temporal a que se refere o fundo situa-se entre 1938 e 1981.

Sistema de organização

O sistema de organização consistiu na ordenação cronológica e temática dos documentos ao nível das séries e subséries documentais.

Condições de acesso

Encontram-se definidas no regulamento do AMS que prevê algumas restrições tendo em conta o estado de conservação dos documentos. Os pedidos serão analisados caso a caso, de acordo com as normas que regulam os direitos de propriedade do Município de Sesimbra e a legislação sobre direitos de autor e direitos conexos.

Condições de reprodução

Encontram-se definidas no regulamento do AMS que prevê algumas restrições tendo em conta o estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução dos documentos. Os pedidos serão analisados caso a caso, de acordo com as normas que regulam os direitos de propriedade do Município de Sesimbra e a legislação sobre direitos de autor e direitos conexos.

Idioma e escrita

Português

Instrumentos de pesquisa

ARQUIVO MUNICIPAL DE SESIMBRA - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Sesimbra, 2023. Disponível no Sítio Web.Inventário.Guia do Arquivo Municipal de Sesimbra.

Existência e localização de originais

Depósito do Arquivo Municipal de Sesimbra.

Notas de publicação

Referência bibliográficaInformação retirada das entrevistas em vídeo "Júlia Ratinho" por MEMÓRIAMEDIA (https://youtu.be/TyojQm3emRE) , em 2013 e "Tia Júlia Ratinho" por Sesimbra é peixe, em 2014 (https://youtu.be/_bXDpDMxAtc)

Relações com registos de autoridade

Relações com registos de autoridade
Registo Código Tipo de relação Datas da relação
Registo de autoridadePinto, Júlia Correia JCP Produtor