Fundo Santa Casa da Misericórdia de Sesimbra

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Fundo Santa Casa da Misericórdia de Sesimbra

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/CMS/FSCMS

Tipo de título

Atribuído

Título

Fundo Santa Casa da Misericórdia de Sesimbra

Datas de produção

1554  a  1978 

Suporte

Papel e pergaminho

Extensões

123 Livros
136 Maços
45 Caixas

Entidade detentora

Câmara Municipal de Sesimbra

Produtor

Registo Código Tipo de relação Datas da relação
Registo de autoridadeSanta Casa da Misericórdia de Sesimbra SANTA CASA DA MISERICÓRDIA Produtor

História administrativa/biográfica/familiar

As Misericórdias, cuja origem remonta aos finais do século XV (1498 – fundação da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa) são confrarias/irmandades de vocação caritativa, orientada pelos princípios estabelecidos pelas obras de misericórdia, as corporais e as espirituais, que constituem os termos do Compromisso da Misericórdia. A fundação da Santa Casa da Misericórdia de Sesimbra remonta ao princípio do século XVI e, à semelhança das restantes Misericórdias, começou por ser uma associação de leigos responsáveis pela fundação e administração de hospitais, pelo acompanhamento e assistência aos mais desfavorecidos, aos casos de doença e pobreza, apoio ao enterro dos mortos, aos presos e aos condenados à morte.

Localidade

História custodial e arquivística

Incorporação no Arquivo Municipal de Sesimbra em 22 de novembro de 2000. Nessa data a autarquia de Sesimbra assinava um protocolo com a Santa Casa da Misericórdia válido por 50 anos, renováveis por igual período.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

O Fundo Documental da Santa Casa da Misericórdia de Sesimbra encontra-se em regime de depósito à guarda do Arquivo Municipal desde 2001. Nesse período estabeleceu-se um protocolo entre a autarquia e a Santa Casa de Misericórdia de Sesimbra, válido por 50 anos, automaticamente renovável por igual período.

Âmbito e conteúdo

Cartas de posse, termos de eleição, correspondência, livros de contas, documentos relativos a penhoras, foros, testamentos, certidões, escrituras de aforamentos e de enfiteutação, registos de óbitos, a relação de expostos, apoio a donzelas, livros religiosos (missais, cânticos), periódicos e sentenças.

Sistema de organização

Sistema de organização, baseado no Quadro de Classificação dos Arquivos Municipais de José Mariz, Lisboa, Instituto Português dos Arquivos, 1989.Ordenação cronológica dos documentos ao nível das séries e sub-séries.

Condições de acesso

Fatores a ter em consideração no acesso aos documentos, tipos de documentos, estado de conservação, fim a que se destinam e as obrigações inerentes às leis que regulamentam o acesso ao património arquivístico, nomeadamente:- Regime Geral dos Arquivos;- Lei de Acesso aos Documentos Administrativos e a sua Reutilização;- Regulamento do Arquivo Municipal

Condições de reprodução

Contemplado no regulamento interno que prevê algumas restrições. Os pedidos são analisados de acordo com as normas que regulam os direitos de propriedade e a legislação sobre direitos de autor e direitos conexos, bem como as regulamentações camarárias, nomeadamente:- Lei Geral de Arquivos;- Lei de Acesso aos Documentos Administrativos e a sua Reutilização;- Tabela de taxas e licenças

Idioma e escrita

Português

Instrumentos de pesquisa

ARQUIVO MUNICIPAL DE SESIMBRA - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Sesimbra, 2023. Disponível no Sítio Web. Em atualização. Inventário.Guia do Arquivo Municipal de Sesimbra.

Relações com registos de autoridade

Relações com registos de autoridade
Registo Código Tipo de relação Datas da relação
Registo de autoridadeSanta Casa da Misericórdia de Sesimbra SCMSSB Produtor